Melhor fase – Por Laerte Cerqueira
( Do Jornal da Paraíba ) – O governador Ricardo Coutinho (PSB) vive a sua melhor fase. A vitória nas eleições foi o aval que precisava para adotar e impor uma gestão de sacrifício, cobranças e cortes. Agora, com domínio das questões administrativas e também vitorioso na sua última batalha política – a Assembleia Legislativa – tem um terreno fértil e um horizonte de bons ventos.
No campo administrativo, tem pela frente uma sequência de obras para inaugurar que o colocarão na lista dos governadores mais importantes. Nos próximos dois anos, deve entregar o Hospital de Oncologia de Patos, destravar e concluir o Hospital Metropolitano de Santa Rita e entregar, totalmente, o Centro de Convenções. Ainda, o Trevo de Mangabeira, Viaduto do Geisel e a Perimetral Sul. Se não sofrer com cortes de recursos do governo federal, conclui o canal Acauã-Araçagi, que vai beneficiar mais de 580 mil pessoas; e entrega as escolas técnicas estaduais. Sem falar nas centenas de quilômetros de estradas, que deve concluir com o dinheiro da CAF (Corporação Andina de Fomento). Só para registrar algumas obras de cabeça. Tudo bem que quase todas essas ações estavam previstas para conclusão no primeiro mandato. Mas quando os benefícios chegarem, a memória não vai resgatar o prazo da promessa.
No campo político, o mar é de águas calmas e céu limpo. RC fez as pazes com o Judiciário, mantém mais firme o laço com o Ministério Público e uma protocolar e respeitosa relação com o Tribunal de Contas. Aparentemente, está sabendo conter as categorias mais barulhentas, como as polícias Militar e Civil, Fisco, delegados, professores e médicos. Como grande trunfo, tem boa parte do parlamento nas mãos, desde domingo. Vale lembrar que na fase mais crítica, Coutinho travou batalhas com todos esses segmentos ao mesmo tempo. Inclusive, com o parlamento, onde chegou a ter apenas cinco aliados.
Talvez seja só impressão, mas RC está mais disponível para o “diálogo” com seus pares políticos. Mantém dormente seu lado intransigente, truculento e impositivo entre os sujeitos desse campo. Para ele, melhor mesmo é que essa fase continue. Evitar os conflitos que protagonizou no primeiro mandato, apenas por erro de avaliação, vaidade e por achar ser dono da razão, impede o reaparecimento de velhos imbróglios. Melhor usar forças para enfrentar as batalhas judiciais que vão ferver TRE. São muitas, perigosas e que podem surpreender.
Vice-líderO deputado Efraim Filho foi confirmado como primeiro vice-líder da bancada do DEM na Câmara dos Deputados. Agora, o paraibano é o substituto imediato do líder Mendonça Filho.
PecEfraim e toda bancada paraibana, em Brasília, votaram, ontem, a favor da Pec do Comércio Eletrônico, que partilha os impostos das vendas na Internet entre os estados de origem e destino.
ArrecadaçãoSegundo Efraim, a estimativa é que, se aprovada no Senado, a Pec gere um acréscimo de arrecadação na PB de cerca de R$ 40 milhões. O parlamentar foi um dos defensores da Pec na Casa.
No hospitalAssim que acabou a batalha na AL, dois parlamentares foram parar no hospital. Janduhy Carneiro, para fazer uma cirurgia no septo nasal e José Aldemir, que foi dar uma “bombeada” no coração. Melhoras.
Ponte do trade
EncontrosSemana passada, Gilson recebeu o presidente da Companhia Docas, Lucélio Cartaxo, e amanhã tem audiência com a presidente da PBTUR, Ruth Avelino.
FórumPor falar em Laplace, hoje, ele participa do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo, em Brasília.
BancadaNa capital federal, também tem, hoje, reunião da bancada paraibana. Um dos assuntos em pauta é o cancelamento, pelo governo federal, do convênio de abastecimento emergencial por carros-pipa.
PresençaMesmo envolvido com o fechamento da composição da mesa do Senado, o novo líder do PSDB na Casa, Cássio Cunha Lima, deve participar da reunião da bancada. O encontro está sendo articulado pelo deputado Wilson Filho.
ConfiançaAs mudanças começaram na AL. No lugar de Beth Torres, na Coordenação de Comunicação, assumiu Vall França. A jornalista era diretora na Secom estadual. De total confiança do governador e do secretário Luís Torres.
AçõesAntes de falar das metas, ela agradeceu a confiança dos “chefes” na passagem pelo governo e afirmou que vai buscar melhorar a imagem do legislativo paraibano e ampliar a transparência nas ações.
(Polêmica Paraíba)
0 comentários:
Postar um comentário
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do Blog 'Política hora 1... !'