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Governador assinou protocolo de intenções para instalação de Terminal de Múltiplos Usos em Cabedelo

Written By Unknown on quinta-feira, 14 de maio de 2015 | 14:15

Protocolo de intenções permite instalação de Terminal de Múltiplos Usos de R$ 450 milhões, em Cabedelo
O governador Ricardo Coutinho (PSB) assinou, nesta quarta-feira (13), protocolo de intenções para a construção de um Terminal de Múltiplos Usos (TMU) no Porto de Cabedelo. Custeado completamente pela iniciativa privada, através de parceria entre a empresa paraibana Marlog Logística e o grupo português Mota-Engil, o TMU receberá um investimento de R$ 450 milhões para a implantação de uma área para movimentação de cargas conteinerizadas que ocupará aproximadamente 100 mil m², duplicando a capacidade do Porto.

Serão construídos dois novos berços de atracação com 600 metros de cais. A expectativa é que o TMU possa gerar cerca de 300 empregos diretos durante a fase operacional e mais 300 indiretos no decorrer das obras de implantação do empreendimento. A construção do novo terminal portuário estimulará a economia de todo o Nordeste, garantindo apoio logístico para as empresas paraibanas e de estados vizinhos que poderão utilizar um complexo com toda a infraestrutura necessária para o escoamento da produção.
O governador Ricardo Coutinho destacou a importância da parceria público-privada para viabilizar o projeto, que já estava previsto no Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Porto de Cabedelo. “O projeto é público, foi realizado pelo Governo do Estado, mas os recursos estão escassos em todo o País, então tivemos que buscar parcerias com a iniciativa privada para ampliar o número de empregos e a movimentação de cargas. É um investimento que dialoga com o aumento da capacidade industrial do Estado”, afirmou.
O presidente da Companhia Docas da Paraíba, Lucélio Cartaxo, frisou que o TMU representará a modernização do Porto de Cabedelo e o fortalecimento da economia paraibana. “Um investimento deste porte traz bons frutos para o Estado, potencializando a política de geração de emprego e renda, além de fortalecer a economia de todo o Estado”, avaliou.
Como contrapartida os investidores completarão a dragagem de aprofundamento do canal de acesso e bacia de evolução do Porto de Cabedelo para 11 metros de profundidade. O protocolo de intenções prevê ainda a realização da manutenção das ruas de acesso ao TMU em Cabedelo pelo grupo privado. De acordo com os empresários, serão realizados também programas de qualificação profissional para que o empreendimento absorva a mão de obra local.
Parceria – Uma joint venture entre a empresa paraibana Marlog Logística e a portuguesa Mota-Engil foi formada para a construção do Terminal de Múltiplos Usos. De acordo com o diretor-superintendente sócio-diretor da Marlog, José Arlan Rodrigues, o empreendimento será importante para a logística de todo o Nordeste e Cabedelo passará a exercer um papel ainda mais importante no cenário nacional.
“Cabedelo tem uma localização privilegiada e agora terá uma infraestrutura mais moderna. Esses fatores possibilitarão que o Porto de Cabedelo seja o principal destino para cabotagem (navegação entre portos do mesmo país) do Brasil”, afirmou José Arlan. O empresário destacou ainda os investimentos do Governo do Estado em estradas para melhorar a logística na Paraíba. “O programa Caminhos da Paraíba é referência. É muito importante esse trabalho sincronizado com o poder público”, observou.
A Marlog Logística é uma empresa que faz parte do Grupo Marajó Transporte, atuando há 45 anos nos segmentos de logística, distribuição e operações portuárias em vários estados do Nordeste. O grupo é atualmente o líder de movimentação de cargas no Porto de Cabedelo, com aproximadamente 1 milhão de toneladas movimentadas por ano.
O grupo português Mota-Engil foi fundado em 1946, está presente em 22 países e faz parte do ranking das 30 maiores empresas europeias. Possui diversos terminais portuários, como o Terminal Norte do Porto de Aveiro, Terminal de Sines e Terminal de Cruzeiros Marítimos, todos em Portugal, além do Terminal de Contêineres de Aventura, na Colômbia.

Política Hora 1

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