ÚLTIMAS NOTÍCIAS :
Home » » Oposição aposta de novo na CPI do BNDES após suposto tráfico de influência de Lula

Oposição aposta de novo na CPI do BNDES após suposto tráfico de influência de Lula

Written By Unknown on sábado, 2 de maio de 2015 | 06:07

Luiz Inácio da Silva - Lula
BRASÍLIA e SÃO PAULO – A divulgação da notícia de que o Ministério Público Federal abriu uma investigação para apurar suposto tráfico de influência por parte do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em favor da Construtora Odebrecht, com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), reacendeu a tentativa da oposição, no Senado e na Câmara, de criar e instalar uma CPI para apurar empréstimos concedidos pelo banco.
Na Câmara, que já conseguiu 198 assinaturas para a CPI, a expectativa é que a nova denúncia possa influenciar o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a instalar a comissão. O requerimento já obteve o número mínimo de rubricas e, como há quatro CPIs em funcionamento, é possível a criação de mais uma. O problema é que estão na fila de espera outros nove pedidos.
O líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno (PR), autor do pedido da CPI do BNDES, considerou de extrema gravidade a denúncia publicada pela revista “Época”. A revista diz que Lula teria atuado para ajudar a empreiteira a obter contratos de US$ 4,1 bilhões em projetos financiados pelo banco em países como Gana, República Dominicana, Venezuela e Cuba.
— A CPI do BNDES precisa começar para contribuir com as investigações do Ministério Público e a Justiça apurar e julgar com celeridade essa denúncia — afirmou Bueno.
O deputado anunciou que na próxima semana irá protocolar dois requerimentos na Comissão de Fiscalização e Controle para o Tribunal de Contas da União (TCU) auditar os contratos do BNDES com os governos da República Dominicana e de Gana.
Presidente do PSDB, Aécio Neves (MG) afirmou que a denúncia é mais uma na onda de escândalos:
— Isso tem de ser investigado. E (também) soubemos de algo extremamente grave: que a Petrobras teria destruído provas. A CPI solicitou os áudios das reuniões do Conselho de Administração para que os brasileiros possam entender quem foram realmente os responsáveis pelo crime que lesou a Petrobras.
Em São Paulo, nesta sexta-feira, o ex-presidente Lula disse que a elite tem um “medo inexplicável” de que ele volte à Presidência. Em discurso no ato do 1º de Maio da CUT, Lula criticou as revistas semanais e disse estar pronto para a “briga” na defesa de Dilma:
— Aí vem essas revistas que são um lixo. Não valem nada. Peguem todos os jornalistas da “Veja” e da “Época” e enfiem um dentro do outro que não dá 10% da minha honestidade.
Presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto divulgou nota no Facebook e no site do instituto dizendo que Lula recebe “dezenas de convites” e que “no caso de atividades profissionais, palestras promovidas por empresas nacionais ou estrangeiras, o ex-presidente é remunerado, como outros ex-presidentes”. Disse ainda que “todas as viagens do ex-presidente foram divulgadas para a imprensa, mesmo sem ele ter obrigação de fazê-lo, por não ocupar nenhum cargo público desde janeiro de 2011”.


 O GLOBO

Compartilhe este artigo :

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do Blog 'Política hora 1... !'

MAIS LIDAS

Última semana de visualizações

 
Suporte : Isagi Gestão Pública / Alexandre Cunha |
Agência Digital: Alexandre Cunha
Copyright © 2015. Portal Hora 1 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Alexandre Cunha