ÚLTIMAS NOTÍCIAS :
Home » » Suprema Corte dos EUA legaliza casamento entre pessoas do mesmo sexo em todo o país

Suprema Corte dos EUA legaliza casamento entre pessoas do mesmo sexo em todo o país

Written By Unknown on sexta-feira, 26 de junho de 2015 | 14:38

“O amor venceu”. Com esta frase publicada no Facebook, o presidente americano, Barack Obama, comemorou uma decisão histórica. Depois de uma votação da Suprema Corte dos EUA, o casamento entre pessoas do mesmo sexo se tornou legal em todos os estados do país a partir desta sexta-feira.
O órgão máximo da Justiça dos EUA definiu como inconstitucional qualquer tentativa de estados conservadores de banir a união oficial entre gays. Trata-se da mais significativa mudança de leis sobre matrimônio nos EUA desde que o supremo acabou com as barreiras aos casamentos entre pessoas de raças diferentes, há 50 anos. No Twitter, a hashtag “#LoveWins” (#AmorVence) está nos trending topics, reproduzida por milhares de pessoas, entre elas, famosos como a autora J.K. Rowling, a apresentadora Ellen DeGeneres e o cantor Ricky Martin.
“Na formação de uma união conjugal, duas pessoas se tornam algo maior do que eram antes”, escreveu o juiz associado da Suprema Corte Anthony Kennedy na revisão do tribunal. “Seria entender mal estes homens e estas mulheres dizer que eles desrespeitam a ideia de casamento. (…) Sua esperança é não serem condenados a viver na solidão, excluídos de uma das mais antigas instituições da civilização. Eles pedem igual dignidade aos olhos do lei. A Constituição confere-lhes esse direito.”
Cinco dos nove membros da corte americana determinaram que o direito de se casar é garantido pela 14ª emenda da constituição do país, que engloba todos os cidadãos sem distinção.
Um total de 36 estados americanos já permitem o casamento entre pessoas do mesmo sexo, o que significa 70% da população americana. A nova decisão significa que os outros 14 estados não podem mais criar obstáculos legais para essas uniões. Após a votação desta sexta, o matrimônio entre gays se torna legal também nos estados de Alabama, Arkansas, Georgia, Kentucky, Louisiana, Michigan, Mississippi, Missouri, Nebraska, Dakota do Norte, Ohio, Dakota do Sul, Tennessee e Texas.
O placar de 5 votos a favor e 4 votos contra deixa claro que o assunto provoca controvérsia nos EUA. O presidente da Suprema Corte deixou clara sua opinião contrária.
“Se você está entre os muitos americanos – de qualquer orientação sexual – a favor da expansão do casamento do mesmo sexo, por favor celebre a decisão de hoje”, escreveu ele. “Celebre o objetivo alcançado. Comemore a oportunidade de uma nova expressão de compromisso com um parceiro. Celebre a disponibilidade de novos benefícios. Mas não celebre a Constituição. Esta não tem nada a ver com isso”.
Já Barack Obama também celebrou no Twitter. “Hoje foi um grande passo na nossa marcha rumo à igualdade. Casais gays agora tem o direito de se casar, assim como qualquer pessoa #AmorVence”, publicou ele.
A decisão acompanha uma mudança da opinião pública ao longo dos últimos 20 anos. Em 1996, uma pesquisa Gallup dava conta de que somente 27% dos americanos apoiavam o casamento gay. A mesma consulta feita no mês passado, entretanto, mostrou que 60% do país aprova o reconhecimento legal do amor entre pessoas do mesmo sexo.
A pré candidata à presidência dos EUA, Hillary Clinton, comemorou também na sua conta do Twitter: “Nosso novo mapa favorito. Dá RT se você mora em um estado em que o casamento gay é lei”. No post, um mapa do país mostra todos os estados indicados como favoráveis ao casamento gay.

O Globo
Compartilhe este artigo :

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do Blog 'Política hora 1... !'

MAIS LIDAS

Última semana de visualizações

 
Suporte : Isagi Gestão Pública / Alexandre Cunha |
Agência Digital: Alexandre Cunha
Copyright © 2015. Portal Hora 1 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Alexandre Cunha