ÚLTIMAS NOTÍCIAS :
Home » , , , , , » PREVENÇÃO: Fumacê contra mosquito da dengue pode fazer mal?

PREVENÇÃO: Fumacê contra mosquito da dengue pode fazer mal?

Written By Unknown on sexta-feira, 22 de janeiro de 2016 | 06:31


Funcionário da Prefeitura de Campinas faz nebulização contra o mosquito transmissor da dengue e suas larvas, em Campinas (SP)

Uma das formas de combate ao Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, zika e chikungunya, é a pulverização de inseticida, popularmente conhecido como fumacê. A nuvem de fumaça de inseticida espalhada pelas ruas e residências tenta matar o mosquito para evitar que mais gente contraia dengue e zika.
No Brasil, o inseticida utilizado no fumacê é o malathion. Sua fórmula é diferente dos inseticidas encontrados nos supermercados e sua distribuição é feita somente pelo Governo Federal, que compra o produto e distribui para os Estados, que repassa aos municípios.
Por ser um inseticida, o malathion pode causar danos à saúde se a exposição ao produto for longa ou corriqueira. Por isso, quando ele é jogado em residências, os moradores devem deixar o local junto com seus animais de estimação.
“Todos os inseticidas são neurotóxicos, ou seja, atacam o sistema nervoso. O que muda de remédio para veneno é a dose. Neste caso [combate ao Aedes aegypti] ele é jogado em doses capazes de matar o mosquito. O problema é o uso indiscriminado de inseticidas. Há condomínios que passam inseticida duas vezes por dia, um absurdo. O inseticida serve para bloquear epidemias e não deve nunca ser usado de forma preventiva”, afirma a entomologista Denise Valle, da Fiocruz, que estuda as formas de conter a expansão do Aedes aegypti.
O fumacê tem ação temporária e pontual, por isso não é considerado o método ideal para acabar com o Aedes aegypti e outros mosquitos que carregam vírus perigosos.
“A melhor forma de evitar os mosquitos é acabar com os criadouros, não usando o inseticida”, afirma Alessandro Giangola, coordenador geral das Ações de Controle do Aedes aegypti do município de São Paulo.

Como funciona o fumacê

Pode fazer mal para saúde?

Pode fazer mal à saúde somente se o contato com o inseticida for duradouro ou recorrente. Nestes casos pode causar intoxicação e a longo prazo desenvolvimento de câncer e outras doenças. O Ministério da Saúde recomenda o uso somente em locais onde há casos comprovados de dengue, chikungunya ou zika. Seu uso deve ser feito para o combate ao mosquito, nunca de forma preventiva.

Não preciso mais me preocupar porque passaram o fumacê em casa?

Não é bem assim. O inseticida dura em torno de meia hora e mata apenas os mosquitos que estiverem voando no local no momento em que o produto estava sendo usado. Isso porque as gotas do veneno são projetadas para grudar na asa do mosquito e envenená-lo. Caso contrário, eles não morrem.

A temperatura e o clima afetam a eficácia do inseticida?

Sim. Chuva, calor intenso e ventos acima dos 6 km/h diminuem a eficácia do produto. O ideal é o fumacê ser usado no começo da manhã e no fim da tarde, quando a temperatura está mais amena e quando a fêmea do Aedes aegypti está “faminta” por picar as pessoas.

O fumacê tem que ser feito em uma área aberta?

Sim. De preferência em quintais ou garagens. As janelas e portas devem ficar abertas já que mosquitos vivem dentro de casa também. Moradores e animais de estimação devem deixar a residência durante a nebulização e só voltar ao menos meia hora depois. Alimentos devem ser tampados ou guardados. Por ser tóxico, o inseticida usado nos fumacês não deve ser jogado diretamente dentro de locais fechados da casa.

O fumacê pode fazer mal para os animais?

Os inseticidas em geral, quando inalados, pode causar alterações neurológicas como dor de cabeça e, em casos de muita exposição, pode causar intoxicação tanto em humanos quanto em animais. A diferença está na dose. Nebulizações feitas por agentes de vigilância têm a capacidade de matar mosquitos e pássaros.

Fumacê a cada duas semanas controla o Aedes no local?

A ação do inseticida é localizada e pouco duradoura. Ele mata somente mosquitos que estiverem voando no momento em que o veneno é usado. Seu efeito dura, em média, meia hora. Depois disso não mata mais nenhum mosquito que por acaso vá sobrevoar o local. Por isso, a maneira mais eficaz de combater o avanço dos mosquitos é acabar com os criadouros.

O que eu devo fazer quando passar o fumacê na minha casa?

Saia de casa e leve seus animais de estimação junto. Guarde alimentos ou deixe tudo coberto. Abra janelas, portas e o box do banheiro. Deixe lençóis e cobertas sem arrastar no chão e proteja aquários e gaiolas.

O fumacê é inflamável?

As atuais formulações utilizadas são à base de água, não havendo risco de ser inflamável. Os inseticidas utilizados pelo Ministério da Saúde são autorizados pela Organização Mundial da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária apenas para uso de entidades especializadas.

O fumacê serve como larvicida?

Não. O inseticida é usado para matar mosquitos adultos enquanto o larvicida é usado nos criadouros onde as larvas nascem e crescem. O larvicida é jogado nos locais de água parada.

Encontro o “veneno” do fumacê para comprar?


Não. O tipo de inseticida usado no combate ao Aedes aegypti é distribuído pelo Ministério da Saúde aos Estados, que repassa aos municípios. Sua venda é controlada para evitar o uso excessivo e assim fazer os mosquitos criarem resistência à fórmula.
Compartilhe este artigo :

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do Blog 'Política hora 1... !'

MAIS LIDAS

Última semana de visualizações

 
Suporte : Isagi Gestão Pública / Alexandre Cunha |
Agência Digital: Alexandre Cunha
Copyright © 2015. Portal Hora 1 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Alexandre Cunha